4 dicas da nutricionista – Dia da Saúde e Nutrição

Nutricionista dá dicas para uma alimentação equilibrada e recomenda inserir alguns nutrientes específicos na alimentação

Dia 31 de março é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição, data que faz parte do calendário do Ministério da Saúde e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e alimentação. Pensando nisso, a nutricionista Lara Natacci, diretora da DietNet e coach de bem-estar, cita alguns cuidados que devem ser tomados para levar uma vida saudável e equilibrada. Confira abaixo:

Inclua fibras, vegetais e gorduras insaturadas no dia a dia

Fibras: opte pelas as versões integrais dos pães e massas; além de incluir aveia e outros grãos no dia a dia. As leguminosas, como feijão, ervilha, grão de bico, lentilha e soja também são opções de alimentos ricos em fibras, além das frutas, verduras e legumes. As fibras podem ajudar a deixar mais lenta a absorção dos açúcares consumidos.

Acrescentar molhos diferentes, como os à base de maionese ou azeite de oliva, pode ser um modo interessante não só para variar a maneira de consumir os vegetais, mas também de melhorar o valor nutricional da preparação, pois agrega gorduras poli-insaturadas.

Gorduras insaturadas: estão também presentes no salmão e atum, nos óleos vegetais e produtos feitos à base deles, como cremes vegetais. A inclusão dessas gorduras na alimentação pode ajudar a manter níveis adequados de colesterol.

4 dicas da nutricionista

Pratique exercícios físicos

Caminhar 30 minutos todos os dias pode ser o suficiente para trazer benefícios. Atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo podem reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom, manter o peso corporal, fortalecer a musculatura, controlar os níveis de “açúcar” no sangue, regular a pressão arterial e promover liberação de substâncias que proporcionam prazer e ajudam no controle da ansiedade. Lembre-se: procure sempre a orientação de um profissional de saúde.

Modere o consumo de sal

Uma forma simples de evitar o consumo excessivo do sal é experimentar a comida antes de acrescentar mais tempero durante a preparação. Também vale retirar o saleiro da mesa, pois isso ajuda a reduzir a vontade de colocar sal no prato. Quando utilizar temperos em pó ou caldos, leia atentamente os rótulos e não adicione mais sal.

Não se esqueça dos exames de rotina

Não permita que a rotina diária o impeça de cuidar da sua saúde e fazer exames periódicos, como medir os níveis de açúcar e de colesterol no sangue, bem como a pressão sanguínea. É necessário e muito importante manter os exames em dia, realizando-os ao menos uma vez ao ano. Além disso, o acompanhamento com um nutricionista ajuda a manter uma alimentação equilibrada.


 

Conte com o blog da Specialità Fitness para ter sempre dicas de nutrição para ter uma vida mais saudável. Não somos só uma loja de roupas de academia, queremos motivar quem deseja ter mais qualidade de vida através da atividade física e uma boa alimentação!

(Visited 117 times, 1 visits today)
Pin It




2 Comentários

  1. Minha perda de peso foi um resultado direto de uma prática de yoga comprometida, juntamente com uma dieta que reduziu apenas as quantidades de alimentos (reduzi 40% do volume que consumia). Nenhum outro exercício ou equipamento de ginástica foi necessário. Eu derreti o excesso de gordura usando nada, mas um tapete de yoga e meu próprio peso corporal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *