Alongamento Consciente – pratique essa ideia

Alongamento Consciente elimina tensões e traz de volta a funcionalidade ao corpo

O Alongamento Consciente tem uma proposta bem interessante e hoje você vai conhecer aqui no blog. Alongar-se é essencial para manter um corpo funcional e minimizar os problemas causados por sedentarismo, traumas, lesões, esforço repetitivo laboral ou envelhecimento. Há quem fuja do alongamento porque acha que as movimentações são repetitivas e pouco eficientes, mas e se os exercícios fossem combinados em uma aula motivante, segura e efetiva que visasse melhorar a flexibilidade e a capacidade de relaxar, além de eliminar tensões e reorganizar a postura?

Alongamento Consciente - pilates

“O Alongamento Consciente é um moderno trabalho corporal que abrange aspectos físicos, emocionais e espirituais do indivíduo. Baseado na milenar cultura oriental, de onde vêm suas mais sutis e efetivas práticas, ele melhora as funções músculo-articulares, harmoniza os fluxos energéticos do corpo e reestrutura tanto o equilíbrio físico quanto o mental”, explica Inelia Garcia, que criou a metodologia quando cursava sua faculdade de Educação Física e usou seus conhecimentos em dança, yoga, técnicas terapêuticas e artes marciais para se recuperar de uma lesão.

Indicações do Alongamento Consciente

De acordo com a especialista, os exercícios de Alongamento Consciente são também indicados para amenizar e eliminar as tensões e dores acumuladas, restabelecer a normalidade do tônus muscular, melhorar a circulação e a mobilidade, bem como estabilizar as articulações, resgatar a harmonia e trazer de volta a funcionalidade ao corpo. “A metodologia qualifica e melhora os programas de exercícios voltados para a saúde, bem estar, fitness e performance. Como ela utiliza poucos acessórios, pode ser praticada em academias, clubes, spas, empresas ou até mesmo em casa”, conta Inelia

Alongamento Consciente Pilates

Como é a aula de Alongamento Consciente?

A aula de alongamento pode utilizar bolinha de tênis, acqua tubo adaptado, tira de alongamento ou faixa elástica com medidas e intensidades variáveis que possibilitam trabalhar diferentes graus de flexibilidade de acordo com o nível de cada aluno, seu controle, coordenação, equilíbrio e consciência corporal. Isso faz com que a prática seja eficiente e segura tanto com exercícios mais fáceis e leves quanto para aqueles com maior carga e complexidade.

O Alongamento Consciente trabalha com diversos públicos e objetivos, portanto é indicado tanto nas aulas de ginástica para a terceira idade, na ginástica rítmica e dança para crianças e adolescentes quanto para treinamento de atletas, ginastas e bailarinos profissionais. “Para os idosos, por exemplo, o alongamento diário ameniza a rigidez matinal e valoriza a melhora da funcionalidade e autonomia. Para as crianças, ele trabalha adequadamente a flexibilidade a fim de auxiliar no desenvolvimento psicomotor e no processo de crescimento. Já para os adultos sedentários, o alongamento consciente ajuda a controlar as tensões do dia a dia, melhorar a circulação e os parâmetros da saúde”, conclui Inelia Garcia, diretora técnica da rede The Pilates Studio Brasil (www.pilates.com.br), que conta com 47 unidades no Brasil, entre studios próprios e franqueados, 4 em Portugal e 2 no Chile.

(Visited 31 times, 1 visits today)
Pin It




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *