Benefícios do consumo da água

Beber água em quantidade adequada traz muitos benefícios para o nosso organismo!

Uma alimentação balanceada é fundamental para o nosso organismo, porém depois do oxigênio a água é o bem mais precioso para a saúde do corpo humano. Apesar de não conter calorias nem nutrientes, sem a água nosso corpo funcionaria apenas por alguns dias (alguns especialistas chegam a dizer 7 dias), por isso a importância de ser beber água diariamente, mas não só isso, é preciso beber em quantidade suficiente para se hidratar adequadamente.

O papel da água é fundamental: é utilizada para digestão, para absorção e para o transporte de nutrientes, tem o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável e também mantém a pele macia e elástica. Além disso, ajuda com as necessidades vitais como o funcionamento dos rins, para transpiração e claro, para a respiração.

Para os médicos o ideal é beber pelo menos 2l de água por dia, mas vale verificar seu peso e sua altura para saber corretamente qual a quantidade de água deve ser ingerida. Lembrando que ao serem consumidos sucos, refrigerantes, chá, café e alimentos, tudo contém água, porém estamos nos referindo à água pura.  Em alguns casos ela deve ser consumida com mais frequência, como em tempos de muito calor, quando se pratica atividades físicas, quando se está com febre e na gravidez e pós-gravidez, pois quando se está amamentando é preciso muita hidratação, afinal o leite contém 87% de água.

PRINCIPAIS MOTIVOS PARA SE BEBER ÁGUA

  • Hidrata
  • Protege o coração
  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Limpa o organismo
  • Protege contra pedra nos rins
  • Ajuda no emagrecimento

PRINCIPAIS SINTOMAS DA FALTA DE ÁGUA NO ORGANISMO

  • Inchaço
  • Pele, cabelo e olhos ressecados
  • Sonolência
  • Sobrecarga renal (urina escura)
  • Tonturas e náuseas

COMO SE HIDRATAR NAS ATIVIDADES FÍSICAS

  • Durante o exercício tome água de 20min em 20min, se possível
  • Após o exercício hidratar com água e comer alguma refeição que contenha carboidrato

Se mesmo com esses motivos você não gostar de beber água, experimente cortar pedaços de frutas e colocá-las na água para dar sabor, além disso coma bastante frutas que contenham água, como a melancia, melão e abacaxi.

Benefícios da água

A água é importante para todos os processos vitais do nosso corpo e deve ser ingerida diariamente. Percebeu o quanto essa fonte de energia é importante? Então não a deixe de lado, na prática das atividades físicas ou qualquer passeio, leve uma garrafa d’água para não esquecer de tomar sua dose diária. Se você quiser também pode aproveitar nossas dicas para fazer uma deliciosa e refrescante água aromatizada! Seu corpo agradece!

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