Cinta para malhar

O uso da cinta na academia é um assunto delicado e que precisa ser tratado com responsabilidade

Usar cinta modeladora é um costume antigo, um artifício muito usado pelas mulheres há séculos para modelar o corpo e formar uma cinturinha mais fina, a famosa cinturinha de pilão, realçando assim os seios e os quadris. Um recurso que pode ser usado apenas por baixo da roupa na hora de sair, mas que tem tomado conta das academias com o mesmo intuito mas outro formato: uma cinta mais reforçada, feita por um material mais resistente capaz de comprimir a região, usada na hora da atividade física, para afinar a cintura não só enquanto ela estiver sendo usada (que é o que a lingerie faz) mas para resultados mais duradouros.

Cinta para malhar - famosas que usam cinta na academia

O uso da cinta para musculação pode ser benéfico em alguns casos, e em outros não. Como em tudo que se refere a cuidados com a saúde, tudo deve ser individualizado, afinal cada um tem uma estrutura, um estado de saúde que deve ser considerado, uma genética, uma alimentação, um histórico de atividade física. Analisar o conjunto de tudo isso pode definir se esta prática é ou não recomendada para você.

Nós da Specialità Fitness tratamos do assunto com seriedade pois trata-se de saúde. Se queremos dar dicas que proporcionem qualidade de vida aos nossos leitores, clientes e amigos precisamos ter responsabilidade de não endossar todas as práticas e modas fitness que vemos na internet, por isso procuramos a opinião de um profissional que respondesse algumas questões sobre o uso da cinta na academia, assim você poderá saber o que deve fazer ao se deparar com alguma matéria que indique o uso indiscriminado da cinta ou corset para afinar a cintura.

Segundo Bruno Assis Leite, Fisioterapeuta, quem pode recomendar o uso da cinta é um fisioterapeuta dermato-funcional. Isso porque existem casos em que ela pode ser benéfica, como aqueles em que a pessoa necessita de um suporte na região lombar , e o uso da cinta por um determinado tempo pode ajudar a pessoa a melhorar sua postura para se exercitar melhor. Por outro lado, o uso prolongado da cinta pode fazer com que a musculatura, por não ser acionada, se atrofie, fazendo com que a pessoa fique sempre dependente da cinta para correção postural. Entendem como é uma questão complicada, com variantes, e que precisa principalmente de acompanhamento?

A necessidade da cinta pode existir num primeiro momento, mas em outro o melhor pode ser que ela seja retirada.

Usar cinta para afinar a cintura

Uma coisa importante que você precisa ter em mente é que você tem uma camada de músculos e uma camada de gordura. O uso da cinta pode modelar sua camada de gordura e, temporariamente, afinar sua cintura.

Se você medir sua cintura antes e depois de se exercitar com a cinta, pode ser que perceba alguns centímetros de diferença. Por que?

Como você modelou essa camada de gordura – modelou mesmo, assim como uma massinha de modelar – sua gordura foi apenas deslocada, mas ainda estará no seu corpo. Resultado: em poucas horas, após tirar a cinta, a tendência é que ela volte ao seu lugar e você continue com as mesmas medidas.

Bruno ainda reforça um princípio básico, que é o que a Specialità Fitness também defende: nada substitui um estilo de vida saudável, que implica em alimentação equilibrada e a prática de atividade física. Segundo o fisitoterapeuta, usar cinta na academia pode ser uma opção complementar, um instrumento aliado a uma dieta adequada e outros fatores, inclusive a genética, que pode ajudar ou atrapalhar a conseguir seu objetivo. Mas não pense que usar a cinta irá te deixar com a cintura fininha e modelada da Barbie sozinha. Seu corpo tem um funcionamento complexo!

Esperamos que essas informações sejam úteis para que você tome sua decisão. Se você viu a atriz famosa usando, ou a blogueira que você admira recomendando, fique atenta e saiba o que fazer se deseja adotar essa prática para você. Nós desejamos que você alcance seus objetivos e mantenha sua saúde em primeiro lugar!


Onde comprar cinta abdominal?

Se você chegou a conclusão de que a cinta abdominal é uma boa opção para você, nós da Specialità Fitness queremos convidá-la a conhecer nossas opções: as cintas Corpo Belo e Took Care:

 

As Cintas Abdominais Corpo Belo tem duas versões: a cinta modeladora curta, para pessoas com até 1,64m de altura, e a cinta modeladora longa, para pessoas que tem acima de 1,65m.  

Conheça a cinta abdominal Took Care na Specialità Fitness!
 

 

 

(Visited 7.141 times, 4 visits today)
Pin It




21 Comentários

    • Olá Katia, bom dia! Dieta e exercícios com acompanhamentos profissionais sempre são a melhor opção. Abraços da Equipe da Specialità Fitness!

  1. oi, já emagreci. Porém quero agora focar nos exercicios para melhorar o bumbum e afinar a cintura. alem de diminuir a barriga que ainda tenho um pouco. já tenho uma alimentação bem saudavel ha 1 ano. algum dica para barriga e cintura?

    • OI Liana, tudo bem?
      Parabéns! Ficamos felizes que já tenha alcançado parte dos seus objetivos. Se você já está investindo em exercícios, já está no caminho certo. No caso da barriguinha persistente, é assim mesmo, existem alguns lugares do corpo que insistem em preservar aquela gordurinha localizada, que é a última a sair não é? Fortalecer a musculatura da região através de exercícios é um bom começo, mas insistir nas dietas e exercícios para perda de gordura corporal continua sendo a melhor receita – eles não irão atacar a gordura de um lugar só do seu corpo, mas geral, mas se sua musculatura estiver definida logo que a gordura for embora vai começar a aparecer o resultado tão esperado!

      No caso da cinta mostrada neste post, só use se for com acompanhamento profissional, pois não adianta usar esse tipo de cinta para perder gordura da região abdominal, ela só vai moldar sua cintura durante um tempo, depois volta ao normal.

      Desejamos mais sucesso ainda na sua empreitada!

      Equipe da Specialità Fitness

  2. Nossa, amei esse BLOG! Vou providenciar essa cinta para ONTEM! hehehehe, mas claro, com muita dieta e exercícios!
    Gente, da uma olhadinha em meu site de produtos fitness:

    Ja volto para ver mais posts seu Specialita Fitness 😉 Até logo!

  3. Eu fiz recentemente criolipolise.
    Tenho gordura localizada.
    Para melhor resultado, uso ou não a cinta na hora de malhar?

    Me foi recomendado o uso da sinta nos primeiros 15 dias 25 horas, mas tenho essa dúvida.

    • Olá Maria Cláudia,

      se for para usar a cinta com objetivo de “derreter gordura” ou qualquer coisa parecida, não precisa usar. Ela apenas pode moldar a sua cintura por um tempo, já que a gordura é altamente modelável, mas depois que vc tirar a cinta volta ao normal. Se for para usar a cinta o ideal é ter a indicação de um fisioterapeuta ou ortopedista, principalmente para tratamentos na lombar, mas em relação a emagrecimento ou perda de gordura localizada ela não faz efeito nenhum! Abraços da Equipe da Specialità Fitness

    • Olá Luana,

      segundo o profissional que consultamos na matéria realmente a cinta traz benefícios, só precisa ser usada corretamente, ou seja, para a indicação adequada e por um tempo adequado a resolução do problema da pessoa. Sempre reforçamos a ideia de que esses acessórios, assim como dietas e exercícios devem ser personalizados e não devemos usar alguma coisa só porque as famosas estão usando, pois o que foi indicado para elas pode não ser adequado para mim.
      Obrigado pelo comentário, é sempre bom termos a participação dos nossos leitores! Abraços da Equipe da Specialità Fitness

    • Olá! Recomendamos que leia com atenção nosso artigo para ajudar a ter informações sobre como usar a cinta abdominal. PRocurar ajuda profissional é sempre bom para saber como usar corretamente! Aqui em nossa loja de roupa de academia temos opções para você

      comprar cinta abdominal

      , conheça!
      Abraços da equipe da Specialità Fitness

    • Ficamos felizes por termos publicado um artigo útil para você, Natalia! Aproveitamos para convida-la a conhecer nossa loja de roupas de academia online!
      Abraços da Equipe da Specialità Fitness!

  4. Olá gostei bastante do teu texto gostaria te dar os cumprimentos por ter revelado este conteúdo relevante aqui no site um abraço e muito sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *