Exercícios na gravidez

Gravidez não é doença – com o aval do seu médico, continue sua rotina de exercícios!

A gravidez não é motivo para deixar a atividade física de lado e se tornar uma pessoa sedentária. O exercício físico é na verdade, um aliado excelente nessa situação. Os benefícios são inúmeros tanto para a mãe quanto para o bebê.

O treino promove força e resistência, que ajudará o corpo a carregar o peso extra da gravidez e diminuir as dores e incômodos que a gestação provoca, preparará também para o esforço do parto e ainda colaborará para que o corpo volte à forma após o parto, além de diminuir o estresse causado na gravidez.

Se a mulher já tiver um condicionamento físico ótimo, a possibilidade de manter um bom nível nas atividades aumenta, afinal ela não vai mudar de exercício nem pegar pesado tão cedo. E para quem pratica musculação ou exercícios de alto impacto deve consultar um profissional antes de continuar a praticá-los. Se você mantiver um pré-natal com acompanhamento adequado, fique tranquila e aproveite os benefícios da atividade física na gravidez!

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BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ

  • Diminui o desconforto físico
  • Mantém o humor estável
  • Fortalece a postura
  • Equilibrar o movimento intestinal
  • Ativar e fortalecer as articulações
  • Melhora o aspecto da pele

Atividades fisicas na gravidez

  • Natação e hidroginástica – evita as dores gravitacionais e diminui as dores lombares
  • Ioga – melhora a flexibilidade
  • Caminhada – melhora o condicionamento cardiovascular e diminui o estresse
  • Pilates – previne a perda do tônus muscular, melhora a postura e a respiração
  • Ginástica – Ajuda a melhorar a resistência muscular e cardiovascular, mas não pode ser feita com cargas elevadas

Saiba que os cuidados com as grávidas na hora de praticar exercícios físicos dobram, afinal beber muita água e se manter hidratada é fundamental, não ficar em lugares com alta temperatura, usar protetor solar (o sol aumenta as manchas na pele de gestantes) e usar roupas de academia leves e soltos também são dicas a serem seguidas.

É muito importante que você consulte seu obstetra para que ele diga qual a melhor opção de exercício físico para a sua condição e seu corpo, afinal, na época da gestação o organismo precisa de mais oxigênio, e pode estar passando por alguns problemas de saúde como a pressão alta, que pode afetar na gravidez fazendo com que o profissional restrinja a prática de exercícios. CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO!

Sinal de alerta!

Sintomas e sinais de excesso de exercicio fisico na gravidez

Depois que o bebê chegar, a vontade de fazer exercício será menor, afinal o corpo vai estar cansado para isso, saiba que, quanto antes voltar a se exercitar mais rápido seu corpo irá acostumar, porém caso ainda esteja cansada, relaxe que com o tempo tudo voltará a rotina normal.


Relaxe e aproveite esse momento! Consulte sempre seu médico de confiança e evite fazer exercícios por conta própria – entre em contato com um profissional para melhores orientações!

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6 Comentários

  1. Quer saber como se manter em forma após uma gravidez?
    E como ficar mais bonita com uma barriga de dar inveja? Clica no meu nome e saiba mais…

  2. Exercícios na gravidez podem ajudar a reduzir seu risco de diabetes gestacional em até 27 por cento. O nível elevado de açúcar no sangue durante a gravidez a coloca em risco extremamente alto de desenvolver diabetes tipo II e aumenta as probabilidades de parto prematuro ou ter um bebê com excesso de peso.

    • Isso aí, Carlos! Gravidez não é doença, se a mulher estiver sendo acompanhada e seu estado de saúde permitir é sempre bom se exercitar como for possível.
      Abraços da Equipe da Specialità Fitness

  3. Na verdade, muitos especialistas dizem que na maioria dos casos, exercícios de baixo impacto pode ser uma ótima maneira de controlar o seu peso e preparação para o bebê. Basta evitar esportes de contato ou exercícios que envolvem estar deitado de costas (que reduz o fluxo de sangue para o cérebro e útero). De qualquer forma é sempre importante falar com seu OB!

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