Tipos de açúcar

O açúcar faz mal sim, mas podemos diminuir os efeitos consumindo algum que tenha mais propriedades nutritivas. Veja quais são os tipos de açúcar e os que têm mais nutrientes para nosso organismo!

TIPOS DE AÇÚCAR | Que o açúcar faz mal todos nós sabemos – é um ingrediente perigoso, que de fato deve ser ingerido com moderação, já que o uso desregrado pode provocar a obesidade e desenvolver a diabetes – mas você sabe quais são os tipos de açúcar e os benefícios que eles têm e que podem auxiliar na sua dieta deixando seus doces um pouco mais saudáveis? Apesar de o açúcar branco ser o mais comum nas prateleiras e nas residências, leve sempre em consideração que, quanto mais escuro é o açúcar mais propriedades nutritivas como, sais minerais e vitaminas, ele vai ter. Já a cor branca quer dizer que, ele recebeu aditivos químicos no refinamento e fez com que o ingrediente perdesse muitos dos seus nutrientes.

Acucar cristal

São grãos maiores e transparentes, que fazem com que o açúcar seja mais difícil de ser dissolvido nos líquidos. O refinamento leve utilizado tira mais ou menos 90% dos sais minerais compostos no ingrediente.

Acucar refinado

É o mais branco de todos os açúcares, e o mais comum usado em receitas de sobremesas, bebidas e no café. No seu refinamento ele recebe enxofre, que o deixa com a cor mais uniforme.

Acucar de confeiteiro

Parece uma farinha de tão fino. Passa por um refinamento que tira os cristais grossos para depois receber uma quantidade pequena de amido de arroz, milho ou fosfato que evita que os grãos fiquem grudados.

Acucar Mascavo

Ele não é refinado, portanto é natural e livre de produtos químicos. É produzido a partir do caldo recém extraído da cana e por isso é bruto, úmido e escuro. Por não precisar passar pelo processo de refinamento ele conserva a maioria de seus nutrientes.

Acucar light

É combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que, adoça quatro vezes mais que açúcar comum, que conserva o gosto do açúcar. As receitas devem ser adaptadas para serem adoçadas com ele.

Acucar organico

Tem a cor de caramelo claro. E do plantio à industrialização, não utiliza produtos agrotóxicos e nem componentes químicos artificiais. Ele possui cristais mais grossos e escuros que os outros. O seu valor nutricional é parecido com o mascavo.

Acucar frutose

É usada pelos diabéticos quando se descobriu que a substância não necessitava de insulina para ser metabolizada, mas não existem opiniões iguais em relação ao uso da frutose entre os especialistas em diabetes. O importante é lembrar que a frutose presente na dieta produz menor aumento na glicemia quando comparada a quantidades iguais em calorias de sacarose e de amido, o que é um bom sinal.

Acucar demerara

É produzido semelhante ao açúcar mascavo, porém ele não altera o sabor dos alimentos como faz o mascavo. O demerara é refinado de forma leve, sem receber nenhum aditivo químico. Usado no preparo de doces mais sofisticados, é um dos açúcares mais caros do mercado.


Se quer aproveitar e fazer alguma receita light que precise de açúcar escolha entre o mascavo ou o demerara. Depois, partiu academia novamente com um look fitness lindo e bora perder as calorias que ganhamos! Nós da Specialita Fitness ❤ doces porém amamos mais cuidar da nossa saúde, então nada em excesso, ok!?

(Visited 1.579 times, 2 visits today)
Pin It




Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *